quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Síndrome HELLP

Ah, gente, quase que me esqueço, eu mal sei o  que vem a ser, de fato, essa tal de Síndrome HELLP (o Hellp Síndrome, como muitos médicos, inclusive a minha GO, chamam), mas dando uma pesquisada, achei isso:
 

HELLP é a sigla usada para descrever a condição de paciente com pré-eclâmpsia grave que apresenta hemólise (H), níveis elevados de enzimas hepáticas (EL) e contagem baixa de plaquetas (LP).
A síndrome HELLP é o achado extremo do espectro de alterações que ocorrem na hipertensão induzida pela gestação/pré-eclâmpsia  e como seus sinais e sintomas são confundidos com os da pré-eclâmpsia grave (dor epigástrica ou no quadrante superior direito, náusea e mal estar), as formas leves podem passar desapercebidas se não é feita a correta avaliação laboratorial. Assim, o diagnóstico é feito apenas quando a síndrome HELLP está bastante avançada. Essa síndrome se acompanha de aumento da morbidade e mortalidade maternas e perinatais. A morbidade e mortalidade maternas são dependentes da gravidade da doença, ao passo que a morbidade e mortalidade perinatais dependem mais da idade gestacional. Enquanto em centros de cuidados terciários a mortalidade materna é de apenas 1 a 2%, em outros centros é mais elevada, oscilando ao redor de 24%.
Amanhã eu tenho consulta com a minha GO, daí eu vou pedir maiores explicações do que vem a ser essa tal síndrome, o porque de eu ter tido ela, como evitar, etc. Então, eu postarie aqui.
Mas quem souber mais detalhes, quem já tiver passado por isso, favor, dê sua contribuição para que fiquemos informados sobre essa síndrome que mata muitas gestantes.
Eu mesma, quando a minha GO foi me visitar no alojamento do IMIP, disse: - Doutora, pensei que eu ia morrer.
E ela me respondeu: - Você não estava longe disso, Carlene. E eu fiquei muito preocupada com você, muito mesmo. Suas taxas estavam se alterando com uma velocidade incrível e eu temia que você não fosse resistir...
O Senhor me deu mais um livramento. A Ele a Glória e o Louvor, sempre.

5 comentários:

  1. Amiga Carlene, estou emocionada com o seu depoimento... nossa quanta coisa voce passou né. Mas Deus é misericordioso e graças a Ele voces estão bem.... sou muito grata a Deus por ter preservado a vida de voces.
    Vou continuar rezando para que Deus lhe de muita força e o guerreiro Heitor tenha cada vez mais saude.
    Beijinhos com muito carinho, Carolsjc

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlene, tive a oportunidade de ver seu blog, pois passei por um momento desagradável. Eu estava gravida de 25 semanas em agosto do ano passado, onde tive a síndrome de hellpe, onde fui internada passei três dias na uti e fiz uma cesária as pressas e minha filha nascer e foi direto para uti neo ela viveu oito dias onde estávamos esperançosos mas deus levou nossa pequena. Esta sendo dificil viver com tudo isso esta recente, penso em tentar novamente mas o medo de tentar me deixa arrasada, eu só tenho medo da morte pois quando passamos por uma situação só nos sabemos o que sentimos. Essa síndrome é uma coisa incerta, pois fica um ponto de interrogação será que vai ocorrer de novo? Sei que deus é fiel pois fui um milagre, a minha pressão (diástole) foi a zero vive por milagre do senhor. Sou de PE (Jaboatão dos Guararapes-Bairro Piedade) Moro no RJ a seis anos e sou casada a seis também. Aguardo noticias suas e quem sabe nos conheceremos pessoalmente. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pela sua perda. Só quem passa é quem sabe o que é a dor. Sim, fica o medo de que tudo aconteça de novo. Eu tive o mesmo medo quando engravidei de Heitor, mas quando engravidei de Heloísa, por saber que eu era capaz de ter o meu bebê em meus braços, eu fiquei bem mais tranquila, fiz o meu repouso e tomei as medicações necessárias, mas estava bem mais confiante. Tente, você vai ter o seu milagre e contará vitórias!
      Ah, e parabéns pela graça alcançada, você sobreviveu! Deus continue te abençoando sempre!
      Abrações.

      Excluir
  3. Te encontrei no facebook e tentei enviar a mensagem como confidencial mas não consegui. Se vc me procurar meu nome é fabiana silva ( email: fabyycorreia2@hotmail.com).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te mandei um e-mail! Desculpe demorar a responder. Mãe de 2 bebês não é fácil, às vezes não tenho tempo nem pra mim! Rsrsrssss

      Excluir

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...