Heitor começou a apresentar problemas na hora da alimentação.
Ele, que sempre comia tão bem e de tudo o que puséssemos, passou a selecionar o que queria.
Bom, tudo bem, ele tá ficando independente e tem suas preferências, mas...
O problema é que ele só quer arroz, pão, biscoito, bolacha e vitamina da banana.
Até Danoninho (queijo tipo Petit Suisse) ele tem dado trabalho pra consumir.
Pensei: Isso é uma fase, logo vai voltar.
Porém, passados 2 meses e ele nessa de não se alimentar direito durante o almoço, fiquei bastante preocupada.
Levei-o ao pediatra em janeiro (sim, isso foi no início do ano), e ele me disse que Heitor, provavelmente, tem o problema chamado "seletividade", onde a criança apresenta tendência a consumir massas e leite, evitando outros alimentos, demonstrando pouco, ou mesmo nenhum, interesse pelo que lhe é oferecido. Isso é ruim? Sim, claro, pois ela deixa de comer os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.
Então, ele receitou "Fortini", um suplemento para ser adicionado às suas refeições.
Ótimo.
Nas duas primeiras semanas, notei o apetite dele bem melhor, no entanto...
Tudo voltou a ser como antes. E nem mais leite ele quer!
A hora do almoço tornou-se um estresse. Mas eu sou uma mãe tipo sem neuras, sabe? Se não quer, após duas insistências, com direito a musiquinhas e desenhos animados, deixo de oferecer, e não substituo por nada (ah, não comeu, vou dar vitamina, vou isso, vou dar aquilo. Eu não! Se não comeu, vai esperar até a hora do lanche e pronto!). Os avós morrem...
Levei-o ao pediatra dia 5 e disse-lhe que Heitor continua ruim pra almoçar, ele disse que isso confirma a seletividade, pois o Fortini já era pra ter aberto o apetite dele, uma vez que contém, zinco e zinco abre apetite.
Nesse caso, na hora da alimentação, umas regras a seguir:
1º Não faça festa se seu filho
comeu algo, ou cara feia, ou de choro. Ou seja, não demonstre nenhuma
reação por esse ato dele, pois se ele percebe que a atitude dele chama a
atenção, ele poderá tornar-se mais seletivo ainda;
2º Nada de distrações na hora de
comer (me encaixei nessa, né?). Nada de músicas, brincadeiras,
aviõezinhos, etc. Hora de comer, é para comer. Se a criança se distrai
na hora da refeição, ela não percebe o que está ingerindo e isso aumenta
a sua seletividade!;
3º Se seu filho toma complemento
vitamínico, não precisa se preocupar se ele está
nutrido ou não, pois ele já está. O complemento tem essa função: a de
nutrir. Nós mães queremos que a criança coma de tudo e coma bem, mas
devemos respeitar o limite dela, que não é igual ao nosso. E se ele
sentir fome, ele vai procurar comida. Mas ele já está recebendo os
nutrientes necessários através do complemento e
5º Se você nota que seu filho come
melhor quando está comendo do seu prato - o meu adora fazer isso, às
vezes eu fico enganando ele: encho a colherzinha dele com o alimenhto que está no
prato dele e finjo que tou tirando do meu, daí que eu digo: Olha, é o de
mamãe (ou de papai, se for o do pai que ele esteja querendo na hora) e ele come! - deixe-o comer. Se você já sabe que ele vai
fazer isso, querer do que está no seu prato, já deixe uma parte reservada para
ele!
Esta tabela interessante abaixo peguei no site da Revista Crescer.
Independência à mesa
Veja como a criança conquista seu espaço no quadro abaixo, apresentado por Izaura Faria no Congresso de Especialidades Pediátricas |
||
IDADE
|
HABILIDADE ALIMENTAR
|
DIANTE DA COMIDA
|
Recém-nascido | Coordena sucção e deglutição. | Aprende a sugar o seio materno. |
4 meses | Suga com gosto o seio. | A língua já tem capacidade de coordenar o alimento da frente para trás da boca. |
6 meses | Inicia movimentos mastigatórios. Transfere objetos de uma mão para outra. | Experimenta novos sabores. Pode rejeitar as primeiras tentativas. |
9 meses | Segura objetos entre o polegar e o indicador. |
Indica com a cabeça o "não". Fecha a boca para não comer. |
10 meses | Segura o copo com ambas as mãos, mas o derruba quando o conteúdo acaba. |
Adora ver pratos, copos, colheres e até comida caindo. |
1 ano | Manipula a colher, mas deixa cair alimentos. |
Tenta se alimentar sozinho. |
15 - 18 meses | Manipula a colher e a comida para colocá-la na boca. |
Está determinado em ser independente nas refeições. |
2 - 3 anos | Coloca a colher na boca. Bebe e segura o copo com uma das mãos. Mastiga bem, mas ainda pode se engasgar. |
Seguro em gostar e não gostar. Insiste em fazer do jeito
dele. Segue rituais. Demora para comer. Seleciona um ou dois alimentos
favoritos. Gosta de ajudar na cozinha. |
3 - 4 anos | Usa o garfo. Segura a asa de uma xícara. Mastiga a maioria dos alimentos. |
Melhora o apetite e o interesse pela comida. Requisita alimentos favoritos. Aprecia formatos, cores e letras. Distrai-se com a TV. Gosta de imitar o cozinheiro. |
4 - 5 anos | Usa garfo e faca. Manipula a xícara. Alimenta-se bem sozinho. |
Prefere conversar a comer. Gosta de ajudar na cozinha. É influenciado pelos amigos. Tem interesse em conhecer de onde vem os alimentos. |
*A jornalista Patrícia
Cerqueira viajou a Curitiba a convite do 20 Congresso de Especialidades
Pediátricas. Fonte: A pediatra Izaura Merola Faria
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