sábado, 16 de junho de 2012

Palavras de especialista - Pediatria

Heitor começou a apresentar problemas na hora da alimentação.
Ele, que sempre comia tão bem e de tudo o que puséssemos, passou a selecionar o que queria.
Bom, tudo bem, ele tá ficando independente e tem suas preferências, mas...
O problema é que ele só quer arroz, pão, biscoito, bolacha e vitamina da banana.
Até Danoninho (queijo tipo Petit Suisse) ele tem dado trabalho pra consumir.
Pensei: Isso é uma fase, logo vai voltar.
Porém, passados 2 meses e ele nessa de não se alimentar direito durante o almoço, fiquei bastante preocupada.
Levei-o ao pediatra em janeiro (sim, isso foi no início do ano), e ele me disse que Heitor, provavelmente, tem o problema chamado "seletividade", onde a criança apresenta tendência a consumir massas e leite, evitando outros alimentos, demonstrando pouco, ou mesmo nenhum, interesse pelo que lhe é oferecido. Isso é ruim? Sim, claro, pois ela deixa de comer os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.
Então, ele receitou "Fortini", um suplemento para ser adicionado às suas refeições.

Ótimo.
Nas duas primeiras semanas, notei o apetite dele bem melhor, no entanto...
Tudo voltou a ser como antes. E nem mais leite ele quer!
A hora do almoço tornou-se um estresse. Mas eu sou uma mãe tipo sem neuras, sabe? Se não quer, após duas insistências, com direito a musiquinhas e desenhos animados, deixo de oferecer, e não substituo por nada (ah, não comeu, vou dar vitamina, vou isso, vou dar aquilo. Eu não! Se não comeu, vai esperar até a hora do lanche e pronto!). Os avós morrem...
Levei-o ao pediatra dia 5 e disse-lhe que Heitor continua ruim pra almoçar, ele disse que isso confirma a seletividade, pois o Fortini já era pra ter aberto o apetite dele, uma vez que contém, zinco e zinco abre apetite.
Nesse caso, na hora da alimentação, umas regras a seguir:

Não faça festa se seu filho comeu algo, ou cara feia, ou de choro. Ou seja, não demonstre nenhuma reação por esse ato dele, pois se ele percebe que a atitude dele chama a atenção, ele poderá tornar-se mais seletivo ainda;
Nada de distrações na hora de comer (me encaixei nessa, né?). Nada de músicas, brincadeiras, aviõezinhos, etc. Hora de comer, é para comer. Se a criança se distrai na hora da refeição, ela não percebe o que está ingerindo e isso aumenta a sua seletividade!;
Se seu filho toma complemento vitamínico, não precisa se preocupar se ele está nutrido ou não, pois ele já está. O complemento tem essa função: a de nutrir. Nós mães queremos que a criança coma de tudo e coma bem, mas devemos respeitar o limite dela, que não é igual ao nosso. E se ele sentir fome, ele vai procurar comida. Mas ele já está recebendo os nutrientes necessários através do complemento e
Se você nota que seu filho come melhor quando está comendo do seu prato - o meu adora fazer isso, às vezes eu fico enganando ele: encho a colherzinha dele com o alimenhto que está no prato dele e finjo que tou tirando do meu, daí que eu digo: Olha, é o de mamãe (ou de papai, se for o do pai que ele esteja querendo na hora) e ele come! - deixe-o comer. Se você já sabe que ele vai fazer isso, querer do que está no seu prato, já deixe uma parte reservada para ele!

Esta tabela interessante abaixo peguei no site da Revista Crescer.

Independência à mesa
Veja como a criança conquista seu espaço no quadro abaixo, apresentado por Izaura Faria no Congresso de Especialidades Pediátricas
IDADE
HABILIDADE ALIMENTAR
DIANTE DA COMIDA
Recém-nascido Coordena sucção e deglutição. Aprende a sugar
o seio materno.
4 meses Suga com gosto o seio. A língua já tem capacidade
de coordenar o alimento da frente para trás da boca.
6 meses Inicia movimentos mastigatórios. Transfere objetos de uma mão para outra. Experimenta novos
sabores. Pode rejeitar
as primeiras tentativas.
9 meses Segura objetos entre o
polegar e o indicador.
Indica com a cabeça o "não". Fecha a boca para não comer.
10 meses Segura o copo com ambas
as mãos, mas o derruba quando o conteúdo acaba.
Adora ver pratos, copos, colheres e até comida caindo.
1 ano Manipula a colher,
mas deixa cair alimentos.
Tenta se alimentar sozinho.
15 - 18 meses Manipula a colher e a comida
para colocá-la na boca.
Está determinado em ser independente nas refeições.
2 - 3 anos Coloca a colher na boca.
Bebe e segura o copo com
uma das mãos. Mastiga bem,
mas ainda pode se engasgar.
Seguro em gostar e não gostar. Insiste em fazer do jeito dele. Segue rituais. Demora para comer. Seleciona um ou dois alimentos favoritos. Gosta
de ajudar na cozinha.
3 - 4 anos
Usa o garfo. Segura a asa
de uma xícara. Mastiga
a maioria dos alimentos.
Melhora o apetite e o interesse pela comida. Requisita alimentos favoritos.
Aprecia formatos, cores e letras. Distrai-se com a TV. Gosta
de imitar o cozinheiro.
4 - 5 anos Usa garfo e faca.
Manipula a xícara.
Alimenta-se
bem sozinho.
Prefere conversar a comer. Gosta de ajudar na
cozinha. É influenciado
pelos amigos.
Tem interesse
em conhecer
de onde vem
os alimentos.
*A jornalista Patrícia Cerqueira viajou a Curitiba a convite do 20 Congresso de Especialidades Pediátricas. Fonte: A pediatra Izaura Merola Faria

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